Laura Figueiredo-Brandt
nascida em 1962 no Rio de Janeiro, Brasil
Ela mora na Alemanha desde 1991, atualmente em Heidelberg.
Ela adquiriu sua primeira experiência artística em 2001 com pintura em aquarela. A partir de 2008, mergulhou na gravura, na escultura, no desenho e, finalmente, na pintura acrílica, que se tornou sua grande paixão.
Ela participa de exposições individuais e coletivas na região do Reno-Neckar desde 2009. Em 2022, ela mostrou seu trabalho na Business Art Fair em Paris e em 2023 em várias exposições no Rio de Janeiro. A partir de 2024, ela participará de várias exposições coletivas, incluindo Brasil, Finlândia e Japão, e pela primeira vez em uma exposição individual em sua cidade natal. “Entremundos” tematiza impressões de dois mundos, seu Brasil natal e seu país adotivo, a Alemanha. Ela está expondo para a cidade de Kaiserslautern como parte do projeto “Neuland” para marcar o 200º aniversário da emigração alemã para o Brasil. Ela é membro ativo do GEDOK-Heidelberg desde 2023.
Laura é antes de tudo uma colorista: o diálogo entre as suas cores através das formas é evidente e de importância central para ela, que atribui sua linguagem artística à pintura livre e ao expressionismo figurativo. Em suas obras nota-se a presença imediata do universo brasileiro, trazido através da sua grande identificação com o ambiente natural e a paisagem cultural tão exuberantes em sua terra natal. A natureza carioca, com sua luz intensa, proporciona dramáticos contrastes que são fonte de inspiração infinita para a criação de um repertório próprio e inconfundível. É um exercício onde a análise da paisagem, a seleção e recortes da imagem, as escolhas pictóricas, as sobreposições cromáticas e as decisões estéticas determinam quando a obra está "definitivamente inacabada".